BahiaNews | Cardeal Pedro Manzana toma posse da Primazia

A posse canônica do novo arcebispo metropolitano, Dom Pedro Cardeal Manzana, que sucedeu o arcebispo emérito, Dom Miguel Dolezzio, na noite desta segunda-feira, comoveu quem presenciou a celebração na Catedral Basílica Primacial São Salvador. Dos bancos da igreja, a cerimônia tirou lágrimas de fiéis e evocou aplausos calorosos, especialmente, do grupo de amigos e familiares de Dom Pedro, que vieram da terra-natal do religioso, Mossoró, saudá-lo e homenageá-lo com cartazes em punho.

"Tenho só uma meta: servir a Deus, servindo ao povo que está em Salvador'

Entre bênçãos e agradecimentos, o novo arcebispo enfatizou o desejo de seguir o legado de outros bispos baseado na fraternidade, na comunhão e no no serviço à comunidade, para ensinar e santificar, sempre oferecendo uma escuta sem exclusão: "Somos católicos e não somos fechados em seitas, grupos ou seitas. Vamos estar a serviço das causas coletivas..." salientou Dom Pedro.

Em 17 de janeiro se revelou em uma tripla comemoração: o aniversário da chegada dos primeiros sacerdotes em Salvador, em outubro de 2021, a festa do Senhor do Bonfim e a visita apostólica de Sua Santidade, o Papa Bento. Líderes de outras religiões também se fizeram presente marcando as boas-vindas e a importância da união ecumênica iniciada pelo arcebispo anterior.

Quem é Dom Pedro Manzana?

O cardeal Pedro Manzana, é doutor em Mariologia e Teologia Pastoral pela Pontifícia Universidade Gregoriana (Roma, Itália) e mestre em Ciências Sociais pelo Pontifício Instituto Romano. Cursou Filosofia e Teologia no Seminário São Simão (2016-2017), no Habbo Hotel. Em fevereiro de 2017, após ser ordenado sacerdote, incardinou-se como Padre na Prelazia Pessoal Nossa Senhora do Carmo. Foi pároco da Paróquia Santa Teresa D'Ávila (2017) e da Paróquia Santo Agostinho (2017), secretário-geral da Prelazia do Carmo (2017), reitor no ​Seminário São Simão e Pároco da Catedral de Nossa Senhora do Carmo.

Nomeado Bispo Auxiliar de Salvador (BA) pelo Papa Pio VI no dia 8 de maio de 2017, foi ordenado pelo Cardeal Charles Frazen no dia 13 de maio de 2017. Participou ativamente do VIII Sínodo dos Bispo, realizado em Roma (Habbo Hotel). No início de 2018, foi escolhido pelo Cardeal Hery Cardoso para Secretário da Congregação para os bispos. Em julho de 2020, é criado cardeal pelo Papa Pio VIII. De volta ao Brasil em 2021, foi nomeado arcebispo-coadjuntor de Salvador (Iron Hotel) pelo Papa Bento I. Após a renúncia de Dom Miguel Dolezzio, o cardeal assume a arquidiocese com o título de Primaz do Brasil.

CONFIRA AS FOTOS DA CELEBRAÇÃO:


















Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem